A ciência nasce da partilha de conhecimento, da comunicação, evolui com as sociedades, na interdependência da tecnologia, indissociável do ambiente, feita para e por pessoas e pela sua capacidade de pensar. Está presente todos os dias e, sabemos, em todas as áreas disciplinares. É na interdisciplinaridade que, esta semana, celebramos a ciência, do 2º ciclo ao secundário. A nossa segunda-feira foi assim…🧪🦠🧬

Ontem, na abertura da Semana da Ciência, realizou-se mais uma vez o concurso “Quem quer ser cientista?” na nossa escola.
Os nossos alunos, poderão um dia querer ser “milionários”, mas nesta data foram verdadeiros cientistas. Tiveram oportunidade de avaliar o seu conhecimento nas várias áreas da ciência, num concurso digital, dinâmico e muito divertido. As equipas vencedoras foram premiadas pela participação.

Que elos entre a ciência e as várias áreas disciplinares foram hoje explorados pelos nossos alunos? O segundo dia da nossa Semana da Ciência foi assim…🧪🦠🧬

Que elos entre a ciência e as várias áreas disciplinares foram hoje explorados pelos nossos alunos? O segundo dia da nossa Semana da Ciência foi assim…🧪🦠🧬
O girassol será uma flor?
Partindo da análise da obra Os Maias, de Eça de Queirós, e Os girassóis de Paris, de Vincent Van Gogh, descobrir que o girassol não é uma flor foi o mistério que as turmas 11.1 e 11.2 tiveram de desvendar.
“O nome de Ramalhete provinha decerto de um revestimento quadrado de azulejos fazendo painel no lugar heráldico do escudo de armas, que nunca chegara a ser colocado, e representando um grande ramo de girassóis atado por uma fita.”
Os Maias, de Eça de Queirós
O Ramalhete é o elemento unificador da ação da obra Os Maias. Apesar de o painel de azulejos com um ramo de girassóis na fachada do Ramalhete sugerir a alegria e a felicidade, o casarão não condiz com a sua designação.
Na pintura, Os girassóis de Paris, de Vincent Van Gogh, é também visível uma dicotomia, uma alegoria de vida e morte.
Na crença popular, a semente do girassol, quando deixada ao sol, pode curar a infertilidade.
Na ciência, a estrutura que parece ser uma única flor é, na verdade, um agrupamento de centenas a milhares de pequenas flores. Este conjunto de flores, que se assemelha e atua como uma única flor, pode ser chamado pseudanto, que significa ‘falsa flor’.
Desvendado o mistério, na aula de português, o produto final foi a criação de um póster científico.

São tantas as competências das diversas áreas disciplinares que a Ciência mobiliza… esta semana está a ser dedicada a esta tomada de consciência! A quarta-feira da semana dedicada ao conhecimento científico foi assim…🧪🦠🧬

Há quatro dias que os nossos alunos exploram a transversalidade da Ciência. Uma semana repleta de experiências, reflexões e aprendizagens… A quinta-feira da semana da Ciência foi assim…🧪🦠🧬

Foi uma semana a celebrar o conhecimento científico em todas as suas vertentes e a reconhecer a importância da mobilização de conhecimentos das várias áreas disciplinares para fazer mais e melhor ciência! Também a Ciência tem tradição e caminha com a modernidade. Foi assim o último dia da semana da ciência 2024…🧪🦠🧬